terça-feira, 29 de novembro de 2011

Unidade 05 - As Atividades devem ser publicadas nos Blogs.

Atividade 01: O computador vai substituir o professor? 
Precisamos superar essa dúvida antes que possamos avançar. Assim, sugerimos a leitura da resposta elaborada por Andréa Cecília Ramal que incluímos a seguir neste material.
A atividade, então, consiste em ler o texto “O computador vai substituir o professor?”; ao final da leitura, escolher uma palavra que sintetize a sua ideia central.
Atividade 02: Projeto Integrado de Aprendizagem.
É uma grande responsabilidade! Um grande desafio! Como você e seu grupo se sentem a respeito? Vamos falar sobre isso? Sabemos que atitudes cooperativas precisam ser aprendidas e valorizadas eticamente. Nas nossas atuais práticas pedagógicas, estamos conseguindo ensinar nossos alunos a cooperar, no sentido que Jean Piaget nos deixou?
Como você percebe que a realização do seu projeto integrado de aprendizagem está lhe preparando para enfrentar este desafio? Esse é mais um bom assunto para uma outra postagem no blog do projeto. Decida com o seu grupo se vocês querem postar ou não. Afinal, agora entramos um pouco no terreno das emoções e, então, vocês decidem. De todo modo, discutam a respeito.
Atividade 03: Pesquisando na Wikipédia (01).
Pesquise na Wikipédia conceitos relevantes para o seu projeto integrado de aprendizagem. Depois escreva uma postagem no seu blog incluindo o “link” para o artigo da Wikipédia. Se você encontrar alguma coisa que considere interessante para algum outro projeto dos seus colegas, deixe um comentário no blog responsável pelo projeto, assim você estará cooperando com os seus companheiros professores. Se sentir dificuldades não deixe de pedir ajuda.
Atividade 04: Pesquisando na Wikipédia (02).
Busque o vocábulo holocausto na Wikipédia. Vá até a aba história e tente perceber a quantidade de contribuições e modificações que esse verbete já recebeu. Peça para ver as versões mais antigas e localize e visualize a primeira versão. Quem foi que criou esse vocábulo? Em que data e hora? Ele foi autor ou tradutor do texto?
Tente identificar através da página de história do verbete holocausto mais uma informação sobre a história da sua edição.
Ficou mais claro como esta enciclopédia foi construída?
Atividade 05: Discutindo sobre a Wikipédia.
Junto com seu grupo, discuta e decidam se vocês vão permitir ou não o uso da Wikipédia como fonte de consultas para seus alunos. Busquem o fórum de discussão aberto sobre este tema no ambiente virtual do curso, e postem sua decisão juntamente com dois argumentos para embasá-la. Após isso, leiam as opiniões dos diversos grupos.
As opiniões foram muito divergentes?
Atividade 06: Analisando a Wikipédia.
Visite e analise o site do endereço abaixo que foi construído numa ferramenta Wiki pelo professor e pelos seus alunos de uma determinada turma: http://autonopedia.autonomia.g12.br/index.php/mitos.
Observe neste site a presença da estrutura e do design típicos da Wikipédia. Você pode notar que se trata do endereço de uma escola no Brasil (a abreviação g12 é a indicação para escolas de ensino fundamental e médio). Verifique que a página está aberta apenas para leitura.
Descreva como você imagina que deva ter sido a dinâmica do professor com seu grupo na construção deste conteúdo.
Atividade 07: Publicando vídeo no YouTube.
Com o seu grupo do projeto, escreva uma breve síntese de um vídeo que vocês consideraram significativo para suas aprendizagens até o momento e publiquem no blog do projeto, incorporando o vídeo à postagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário